Epidemiologia


o   Amplamente distribuídos na natureza e em ambientes hospitalares úmidos (ex: flores, pias, banheiros, equipamentos de ventilação mecânica diária).
Pseudomonas são patógenos oportunistas presentes em uma variedade de ambientes. A capacidade de isolamento desse micro-organismo a partir de superfície úmida pode ser limitada apenas pelo esforço em procura-los. Pseudomonas possuem necessidades nutricionais mínimas, tolera uma ampla variedade de temperaturas ( 4C° a 42 C°), e é resistente a muitos antibióticos e desinfetantes. Na verdade o isolamento de Pseudomonas a partir de fontes ambientais ( ex: pias ou pisos hospitalares)  significa muito pouco a não ser que existam evidencias epidemiológicas de que um determinado local contaminado seja o reservatório da infecção.

o   Sem incidência sazonal da doença

o   Pode colonizar transitoriamente o trato respiratório e gastrointestinal de pacientes hospitalizados, particularmente aqueles tratados com antibióticos de amplo espectro, expostos a equipamento de terapia respiratória ou hospitalizados por longos períodos.

Alem disso o isolamento de Pseudomonas em pacientes hospitalizados é preocupante, mas normalmente não justifica uma intervenção terapêutica, exceto se houver evidencia de doença. O isolamento de Pseudomonas de espécimes clínicos, particularmente outras espécies que não P. aeruginosa pode representar uma simples colonização transitória do paciente ou contaminação do espécime clinico a partir do ambiente durante a sua coleta ou processamento de laboratório.