Tipos mais comuns de infecção


o   As doenças incluem infecções do trato respiratório, trato urinário, pele e tecidos moles, ouvidos e olhos, assim como bacteremia e endocardite.
Infecções Pulmonares: Infecções do trato respiratório inferior por P. aeruginosa podem virar em gravidade desde uma colonização assintomática ou taqueobronquite benigna ate uma grave broncopneumonia necrotizante. A colonização é observada em pacientes com fibrose cística têm sido associadas à exacerbação da doença de base e a doença pulmonar invasiva.

Infecções primárias da pele e tecidos moles: a bactéria P. aeruginosa pode causar uma variedade de infecções primarias na pele. A mais conhecida é a infecção em queimaduras. A superfície umedecida da queimadura e a incapacidade de resposta dos neutrófilos á invasão tecidual predispõem os pacientes a tais infecções.
Foliculite: infecção comum causada pelo Pseudomonas resultante da imersão em águas contaminadas (banheiras de hidromassagem, piscinas). Infecções secundárias também podem ocorrer em pessoas com acne ou nas que fazem depilação. Também pode causar infecções nas unhas de pessoas que tem suas mãos frequentemente expostas à água ou que frequentam manicures.

Infecções do trato urinário
São observadas principalmente em pacientes cateteres urinários de longa permanência.

Infecções Auriculares

Otite externa é frequentemente causada por P. aeruginosa, sendo a natação um fator de risco importante. Otite externa maligna é uma forma virulenta da doença observada primeiramente em pessoas com diabetes e pacientes idosos.
Infecções oculares
Este tipo de infecção ocorre após um trauma inicial na córnea ( ex: uso de lentes de contato ou arranhadura da superfície dos olhos) e posterior a exposição a água contaminada com P. aeruginosa.
Bacteremida
A taxa de mortalidade é maior em pacientes com bacteremia por P. aeruginosa devido à predileção do micro-organismo por pacientes imunocomprometidos e a virulência inerente da pseudomas. 


Endocardite
Por Pseudomonas é incomum, e é mais frequentemente observada em usuários de drogas. Estes pacientes adquirem a infecção a partir do uso de seringas e agulhas contaminadas por micro-organismos vinculados pela água.


Um comentário: